quinta-feira, 15 de março de 2012

O BEBÊ DE 10 MESES


Características de um bebê de 10 meses

· Sua capacidade de raciocínio está bastante evidente. Se o bebê está brincando com uma bolinha e ela rola para trás de uma caixa, o bebê tentará empurrar a caixa para resgatar a bola;
· Consegue imitar alguns sons que ouve: barulhos com o lábio, quando se estala a língua no céu da boca ou imitação do som dos bichos;
· É capaz de compreender certas proibições. Se lhe disserem “não” quando ele cospe a sopa ou quando puxa o cabelo, ele entenderá que não pode fazer aquilo;
· Sua expressão fisionômica consegue mostrar bem o que ele sente: ansiedade, aflição, alegria, medo;
· A evolução motora é notada na sua capacidade de segurar objetos firmemente usando o polegar em oposição aos outros dedos, movimento conhecido como pinça;
· Começa a sacudir a mão para dar tchau;
· Consegue andar de lado segurando em uma mesa;
· Engatinha de quatro esticado, com o bumbum para o alto, e depois tenta levantar sozinho.
· sozinho.
Como estimular o bebê de dez meses?

· Brincar ao ar livre;
· Oferecer objetos diferentes para serem manuseados, com texturas, formas, pesos e tamanhos diversos;
· Oferecer brinquedos de encaixe;
· Contar histórias curtas e mostrar figuras de livros infantis.


Enquanto troca a fralda ou dá banho no bebê:

Lembre-se que a hora de mudar as fraldas é o momento mais adequado para fazer um pouco de ginástica. Deixe que fique nu por alguns minutos. Deixe-o brincar livremente com seu corpo, pedalar, chupar, virar, segurar os pés, tocar os genitais, bater na barriga, olhar as mãos, sentar, engatinhar. É muito importante que a criança conheça seu corpo, sinta-o, toque-o, veja-o;
Lembre-se também que é bom que aprenda como se chamam as partes de seu corpo; na hora do banho, siga as orientações dos meses anteriores.
Quando alimenta o bebê:
Coloque migalhas de pão sobre a mesa e estimule a criança para que as pegue com os dedos;
Mostre a mamadeira e espere que a criança estique os braços para alcançá-la;
Estenda a mão e peça à criança que lhe entregue alguma coisa que esteja segurando, ex.: “Me dá a mamadeira”, “me dá a colher”, “muito bem”, etc.;
Dê a caneca com pequena quantidade de líquido para que beba, lembre-se das orientações do mês anterior.
Entre as horas de alimentação:

Favoreça e aplauda todas as tentativas da criança de ficar em pé e andar. Ajude-a, segurando suas mãos ou debaixo de seus braços ou deixe que se apoie nos móveis;
Deixe que engatinhe e vá de um lado a outro. Se ainda não faz isto sozinha, coloque-a de bruços no chão com algum brinquedo diante dela, para estimulá-la a movimentar-se e alcançá-lo. Quando isto acontecer, elogie a criança, demonstrando satisfação;
Esconda, diante da criança, um objeto dentro de uma caixa ou de uma lata, estimule a criança a procurá-lo;
Coloque um objeto sobre a mesa ou cadeira e derrube-o “acidentalmente”. Exclame: - “Opa!, caiu!”, com expressão facial rica, repita algumas vezes, verificando se a criança tenta imitá-la;
Faça movimentos que a criança já saiba fazer para que ela imite, por exemplo: franzir o nariz, levantar os braços, bater palminhas, mostrar a língua, etc.;
Lembre que a criança não deve ficar sozinha muito tempo durante o dia. Deixe-a num lugar onde possa presenciar as atividades que você realiza;
Coloque música para que a criança ouça.

Dica para os pais: Lembre-se de estimular a criança apenas dentro dos seus limites. A ansiedade dos pais pode atrapalhar o progresso do bebê. Apenas confie e deixe que ele aprenda no seu tempo. Não faça comparações com o irmão mais velho, com os primos e com os filhos de amigas. Algumas crianças andam mais cedo, outras falam mais depressa.
É verdade que o progresso do bebê depende muito dos estímulos que ele recebe, mas se a criança não estiver preparada para determinadas experiências, a insistência e a cobrança dos pais podem influenciar de forma negativa.