quinta-feira, 15 de março de 2012

PROJETO : MEIOS DE TRANSPORTES


Em um passeio pela Internet encontrei esses projetos sobre Meios de Transporte e achei super interessantes. Não poderia deixar de compartilhar essas idéias com vocês.

Fonte:
http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/90/imprime184616.asp

Projeto1: Os Automóveis - Bip! Bip! Fom! Fom!

Projeto: Os Automóveis - Bip! Bip! Fom! Fom!
No NEI-CAp/UFRN, o projeto sobre meios de transporte teve início quando a professora Patrícia percebeu o grande interesse dos alunos pelos automóveis. Então, ela planejou atividades que mostrassem a evolução dos meios de transporte em geral e aprofundassem o conhecimento da turma sobre os carros. Segundo Patrícia, o principal objetivo era fazer com que a turma compreendesse a evolução dos transportes a partir das necessidades humanas, e para tanto aplicou as atividades a seguir.

Primeira etapa
★ Patrícia estimulou os pais a fazerem pesquisas em casa com os filhos sobre o tema "Os automóveis".
★ Também procurou verificar, logo no início, o grau de conhecimento dos pequenos sobre o assunto com perguntas como: O que são meios de transportes? Quais os meios de transportes que vocês conhecem? Em qual meio de transporte vocês vêm para a escola?
★ Em roda, conversou com os alunos sobre as informações coletadas.
★ A turma também fez a leitura de textos sobre o surgimento do automóvel e refl etiu sobre como era feito o transporte antigamente. Como as pessoas se deslocavam? Os animais serviam de transporte?
★ Uma exposição de fotos foi montada com todo o material pesquisado, fazendo uma linha do tempo na qual a invenção da roda foi tratada como um marco histórico.
★ As crianças observaram veículos estacionados na frente da escola, olhando desde o motor (bateria, radiador etc.) até a parte interna do carro (painel, direção, bancos, buzina etc.).
★ Também levantaram o que há em comum entre vários meios de transporte observando figuras de trem, avião, navio, carro, caminhão e ônibus.
O projeto "Bip! Bip! Fom! Fom!" foi um estudo marcado por momentos ricos de aprendizagem e de ludicidade. A alegria das crianças era percebida a cada dia de estudo, juntamente com o prazer de vivenciar todos os momentos, que foram únicos e inesquecíveis.
Patrícia Lúcia G. da Costa, do NEI-CAp/UFRN


Segunda etapa
★ Patrícia pediu que os alunos trouxessem para a escola caixas de papelão de diversos tamanhos. Então, ela as espalhou pelo chão e estimulou as crianças a compararem os tamanhos. Com as caixas menores, confeccionaram pequenos carrinhos. Cada aluno fez o seu e decorou como quis.
★As caixas maiores renderam carros mais interativos, nos quais as crianças entravam e brincavam de dirigir. Veja um passo a passo a seguir e divirta-se com seus alunos.
Carro interativo
Materiais:
★ 2 caixas desmontadas ★ papel para encapar o carro ★ tiras de papelão para a janela ★ cola quente e branca★ tinta guache preta ★ pincel★ tesoura e estilete
Dicas para decorar o carro
Retrovisor: pinte um pote de margarina de preto e cole papel laminado prata para imitar o espelho.
Rodas: pinte com tinta preta 2 pratinhos de papelão. Corte um círculo e faça a calota com uma garrafa pet pequena coberta com papel alumínio. Junte as rodas com uma tira de EVA.
Farol: cole papel celofane no fundo da garrafa pet cortada.
Lanterna: use um retângulo de EVA preto coberto com papel celofane vermelho.
Direção: cubra um rolinho de jornal com EVA preto.
Placa: pinte um retângulo de papelão com tinta branca.
Leitura!
Míni Larousse da Educação no trânsito

Esse livro explica para o jovem leitor, de maneira clara e concisa, a necessidade e o sentido das leis de trânsito e as convenções internacionais. Responde a várias dúvidas das crianças, por exemplo: por que os veículos devem andar na rua e as pessoas a pé na calçada? Como atravessar a rua com segurança? Quais os cuidados e as regras para andar de bicicleta? Por que a rua não é o melhor lugar para brincar?
Autora: Laura Bacellar
Ilustrações: Elisabeth Teixeira
Assuntos: comportamento, convivência, educação, saúde
Preço: R$ 22,90
Onde encontrar: www.larousse.com.br - SAC 0800 772 2120