quinta-feira, 15 de março de 2012

PROJETO ; PAPAI QUERIDO





ustificativa: A criança deve conhecer melhor a vida do seu pai, sentir orgulho daquilo que ele faz e compartilhar de momentos juntos dentro da escola. Aproveitando o período do dia dos pais a escola deverá promover o encontro de pais e filhos neste mesmo ambiente

Objetivos:
· Valorizar da figura paterna;
· Estimular a expressão da linguagem oral;
· Reconhecer as qualidades dos pais;
· Desenvolver a criatividade da criança;
· Estimular o raciocínio e a atenção;
· Relacionar-se com a figura paterna ou a ausência dela.

Sugestões de atividades
· Em “rodinha” lembre às crianças da data que se aproxima. Pergunte as crianças o que gostam de fazer com seus pais. Aproveitar cada resposta dos alunos, orientando-os quando necessário, mas propiciando que se expressem. Promova dramatizações do dia a dia dos pais. As crianças podem também realizar pantomimas representando o pai triste, zangado ou alegre. Momento de história.
· Deixar previamente recortadas algumas imagens de cenas e objetos para ilustrar a discussão (bicicletas, pais com filhos brincando no parque, uma família tomando café da manhã, etc.). Quanto mais idéias surgirem neste momento, melhor, pois as idéias de uma criança podem ajudar a outra a se lembrar de momentos gostosos.
Para começar, lembre às crianças da data que se aproxima. Pergunte aos seus alunos o que gostam de fazer com seus pais. Pode ser interessante ter previamente recortadas algumas imagens de cenas e objetos para ilustrar a discussão (bicicletas, pais com filhos brincando no parque, uma família tomando café da manhã, etc.). Quanto mais idéias surgirem neste momento, melhor, pois as idéias de uma criança podem ajudar a outra a se lembrar de momentos gostosos.
· Mostre um modelo de cartão em branco e vá colando as figuras previamente recortadas quando forem ditas pelas crianças. Ao final, pode-se dizer que este seria o cartão de todos os pais da classe. Para aumentar ainda mais o suspense e o sucesso em relação à atividade, você poderá solicitar que cada aluno traga de casa, revistas com fotos ou figuras de pais em momentos de lazer ou praticando esportes. Explique às crianças que cada uma fará um cartão deste tipo para seu pai, com as coisas especiais que eles já fizeram ou fazem juntos, ou com as coisas que seus pais gostam de fazer. Distribua revistas e tesouras para que as crianças encontrem figuras que as inspire. Uma vez recortadas, as figuras devem ser coladas na capa do cartão.
· Proponha às crianças que escrevam a seus pais um texto que conte a eles o que elas contaram a você: as atividades que gostam de fazer juntos e porque. Dependendo do nível de escrita do grupo, talvez seja melhor pedir às crianças que escrevam um rascunho para, depois da correção, passarem para o cartão “com uma letra bem bonita”.
· Incentive-as a confeccionarem lembrancinhas para presentear os pais, como marcadores de página, em que as crianças; desenham e escrevem o que quiserem. Pode-se também, colocar uma foto ou desenho da criança nele. Desenhos para ao papai;
· Entregar uma folha de ofício com o nome do pai para que as crianças rasguem as letras separando-as e depois montem o nome do papai no caderno da maneira que acharem correta.
· Em um cartaz ou mural, passar tinta nos pezinhos das crianças, e escrever a frase: Pai, seguirei seus passos Ou "Pai, teus pés me abrem o caminho, eu sigo e nunca me sinto só..." Aproveitar o cartaz para contar quantos pezinhos tem? Quantos dedos em cada pé? Qual é o pé maior, o menor?
· Cantar, recitar e fazer atividades de recorte, modelagem, desenho livre ou pintura, ligados ao tema.
· Música: que seja ouvida, cantada e dançada pela turma:
PAPAI MEU AMIGÃO
(Melodia: No ritmo de ciranda cirandinha)
Papai meu amigão
Hoje eu vou comemorar
Vou te dar muitos beijinhos
E depois te abraçar
Com amor e com carinho
Do fundo do coração
Batam palmas pro papai
Que é meu grande campeão
Pedir confidencialmente à mamãe que envie uma camisa e algum acessório do papai para a escola. As crianças levam um cartão, com antecedência, pedindo ao pai que naquele dia em especial os busque na escola. Caso o pai não possa ir deve ser avisado às mães para que não haja constrangimento. Na saída, todos vestidos com as roupas e acessórios de seus pais, com a lembrança e/ou cartão. Nas meninas pode se pintar ou colar um bigode postiço e prender os cabelos. Também pode ser colado um pequeno coração na roupa com algum dizer em especial.
Atividade de entrevista, com registro: Sugira que as crianças entrevistem os pais. Elas podem perguntar qual é o esporte preferido dele, o prato que mais gosta, qual o lazer favorito e que revistas ou jornais ele lê. (Convidar um dos pais para responder a entrevista na sala de aula: enviar convite marcando a data com antecedência)
Num segundo momento, roda de conversas e aproveitando as entrevistas. Deixar os alunos entrevistarem o pai convidado. Fazendo perguntas um de cada vez.
Monte mural ou cartazes com figuras de pais em ambiente de trabalho, converse com os alunos sobre a importância do trabalho para as pessoas.
Explore canções, poemas e livros que falam da figura paterna.
Confeccione cartões, diplominhas, acrósticos com o nome do papai, jogo da memória;
Estimule as crianças a desenharem seus pais ou famílias;
Poema:
Para o meu papai amado
Um presente fui comprar.
Mas, na loja não havia
O amor que quero dar!
Escrever o poema em uma folha de cartolina ou craft com letra imprensa maiúscula
Explorar letras ou palavras no mesmo pedindo as crianças que ao encontrar a letra ou palavra pedida pintem com uma determinada cor.
Exposição com vários painéis: um com fotografias de todos os pais da sala, outro com recorte e colagem de presentes que os filhos gostariam de dar aos pais, outro com desenhos livres para o papai, outro com o desenho da figura do pai, tudo com a identificação do filho.